quinta-feira, 25 de junho de 2009

:: Os 18 princípios

Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão

01. Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.
02. O maior ativo da empresa é gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso. A remuneração tem que estar alinhada com os interesses dos donos.
03. O lucro é o que atrai investidores, gente boa e oportunidades, mantendo a máquina rodando.
04. Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo. É preciso concentrar-se no essencial.
05. Tudo tem que ter um dono, com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas, no final, alguém tem que decidir.
06. Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.
07. Transparência e fluxo de informações facilitam decisões e minimizam conflitos.
08. Escolher gente melhor do que si mesmo, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.
09. A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heróicas como nos pequenos gestos do dia-a-dia.
10. Sorte é sempre resultado de suor. Tem que trabalhar muito, mas com alegria.
11. As coisas acontecem na operação e no mercado. Tem que gastar sola de sapato.
12. Ser paranóico com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob nosso controle, ajuda a garantir a sobrevivência no longo prazo.
13. A insatisfação permanente, a urgência e a complacência zero garantem a vantagem competitiva duradoura.
14. A inovação que agrega valor é útil, mas copiar o que já funciona bem é normalmente mais prático.
15. A discrição corporativa e pessoal só ajuda. Aparecer, só com objetivo concreto.
16. Aperfeiçoamento, melhora e educação são esforços constantes e devem integrar nossa rotina.

17. Nome, reputação e marcas são ativos valiosíssimos que se constroem em décadas e se perdem em dias.
18. Malandragens e espertezas destroem uma empresa por dentro. A ética compensa no longo prazo.

Jorge Paulo Lemann

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