domingo, 26 de abril de 2009

:: Project Management Professional (PMP®)

Missão Cumprida:

Neste último final de semana (25 de Abril de 2009) eu fiz o exame do PMI e me tornei um PMP. Todos aqueles que já passaram neste exame sabem o que agora sinto. Depois de 7 (sete) meses de estudos, algumas noites em branco, finais de semanas comprometidos, feriados não aproveitados, sempre focado na grande meta, que agora me habilita e comprova internacionalmente que estou apto a utilizar as boas práticas de gestão de projetos baseadas no PMBok.

A preparação para a vitória

1 - Inicio:

Após uma pesquisa de mercado que a cada dia buscam mais profissionais que possuem ou seguem as melhores práticas do mercado, observei a grande procura por profissionais que possuíam a certificação de PMP.

Pesquisei informações sobre o processo de certificação, e procurei cursos preparatórios para iniciar a minha preparação ao exame.

2 - Planejamento:

No curso preparatório recebi dicas e informações sobre os materiais de estudos, fóruns, listas de discussões, ou seja, todos os recursos necessários para estudo, mas me concentrei nos livros: The PMBOK® Guide, Third Edition; PMP Exam Prep - Rita Mulcahy;Project Management Professional Study Guide - Kim Heldman.

Fiz meu cadastro no site http://www.pmi.org/ para criar meu application, e receber a autorização para marcar o meu exame na prometric http://www.prometric.com/.

3 - Execução:

Após a leitura dos três livros, realizei um teste (Super PMP) usando o PM FAST TRACK da Rita Mulcahy, e após o resultado criei meu plano de estudo e marcando minha prova para 6 meses a frente. Fiz a leitura dos três livros, realizando simulados, e até criei um plano de contole dos resultados em Excel e programei estudos todas as noites durante 3hs e aos finais de semana 6hs, anotando meu desempenho e cada simulado.

4 - Revisão:

Durante os 6 meses, estudei, fiz anotações, realizei simulados, e dentro do meu plano de estudo que a meta era atingir 85% de media total de aproveitamento nos simulados realizados. Aqueles simulados que ficava abaixo do percentual esperado, eu anotava as duvidas e questões onde não entendia as opções ou o contexto e voltava para os livros para aprimorar meu conhecimento.

Após chegar a uma média geral de 88,3%. Enfim estava preparado para realizar o teste e ainda tinha 4 dias antes do exame.

5 - Grand Final:


Com o cumprimento de meu plano de preparação e atingindo a qualidade esperada. Tive 4 dias para organizar minha ansiedade. Na noite anterior a prova tentei me concentrar em outras atividades, assistindo programações na TV, lendo assuntos não ligados ao exame, e tendo uma boa noite de sono.

Ao chegar no local do exame com uma hora de antecedência, foram conferidos meus documentos, e deixei meus pertences no armário, e na hora marcada para o exame, eu sentei na minha cabine e inicie a prova dividindo meu tempo em uma média de 50 questões por hora. Com total concentração fui marcando as questões que eu tinha dúvida, e quando cheguei na questão de nº200, faltavam 22min e 13 questões (sendo 10 questões para revisão e 3 incompletas), e falando 9 segundos para o términio das 4hs cliquei em finalizar o teste. Neste momento o coração pulsava, as mãos transpiravam e os olhos atentos ao monitor que mostrava uma tela branca que durou uma eternidade esperavam o momento final , quando enfim a tela que muitos esperam no final de todo exame apareceu CONGRATULATIONS.

Agora com muito esforço sou mais um PMP no mercado!

Maurício Fonseca, PMP

Um comentário:

  1. Mauricio,

    Qualquer ser humano pode ser o que quiser, mas existe um porém!!!! muitos não tem a dedicação e garra que você tem. Pude acompanhar um pouco do seu esforço, vi tbm que você dedicava 3 horas por noite durante a semana, 6 horas por final de semana. Sei que tudo tem seu preço e isso você pagou direitinha.

    Parabéns!!!!
    O topo te espera.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir